Trump disse que está "muito irritado, furioso" com Putin
Em uma mudança de tom radical em relação à sua atitude moderada em face à Rússia, Trump disse que ficou irritado quando Putin começou a atacar a credibilidade do presidente ucraniano
O presidente americano, Donald Trump, afirmou neste domingo (30), que está "muito irritado" e "furioso" com seu contraparte russo, Vladimir Putin, por questionar a liderança na Ucrânia, informou a rede NBC.
Em uma mudança de tom radical em relação à sua atitude moderada em face à Rússia, Trump disse à jornalista da NBC Kristen Welker que ficou irritado quando Putin começou a atacar a credibilidade do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
Trump ameaçou com novas "tarifas" ao petróleo russo e disse que espera falar com Putin nos próximos dias.
Kristen Welker disse que Trump ligou para ela para expressar seu descontentamento e, em seu programa de domingo "Meet The Press", citou diretamente a conversa.
Leia também
• China, Japão e Coreia do Sul decidem 'acelerar' livre comércio ante tarifas de Trump
• Trump não poderá impedir ''revolução da sustentabilidade'' climática, diz Al Gore em Paris
• Trump diz estar aberto à negociações sobre as tarifas que vai impor na próxima semana
“Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo que interrompa o derramamento de sangue na Ucrânia, e se me parecer que a culpa é da Rússia”, portanto imporia "tarifas secundárias sobre todo o petróleo da Rússia", disse Trump.
Welker também revelou que Trump lhe disse que se sentiu "muito irritado, furioso" quando Putin começou a fazer comentários sobre a credibilidade de Zelensky e a falar sobre uma nova liderança para a Ucrânia.
Trump impulsiona um fim para a guerra de mais de três anos entre Rússia e Ucrânia, mas não conseguiu pactuar um cessar-fogo, apesar das negociações com ambos os lados.
Putin rejeitou um plano dos Estados Unidos e da Ucrânia para um cessar-fogo por 30 dias, e na sexta-feira insinuou que Zelensky deveria deixar seu cargo como parte de um processo de paz.